Ações docentes nesse espaço

O trabalho desenvolvido no laboratório se apresenta, necessariamente, de forma diferente e complementar ao da sala de aula. Ao levarmos em consideração as particularidades de atuação docente e discente em cada espaço, é importante frisar que esse aspecto no LEM é decisivo para a condução da proposta pelo professor. Por isso é relevante que ele esteja mais atento às especificidades de algumas questões, como:


E se atente também para a forma de condução das aulas, questão essa que determina as relações estabelecidas nesse espaço. Assim sendo, o professor planeja, propõe, acompanha o desenvolvimento das atividades no LEM e auxilia a sistematizar, procurando escutar, entender e dialogar com as questões colocadas pelos estudantes.
As ações que vamos propor não são mais afazeres para os docentes e tão pouco tem a intenção de criar mais tensões das que já vivenciadas por nós no contexto escolar. Dessa forma frisamos que as ações que propomos são possíveis de se realizar, tendo em vista que estas irão se incorporando ao nosso fazer ao longo de um processo. A questão aqui é acreditarmos, iniciarmos e nos permitirmos aos poucos ir construindo o processo, sem cobranças excessivas, sem tentar abraçar todas as mudanças de uma só vez, ou seja, o processo é gradativo.