Recursos digitais
Ao se pensar em uma aprendizagem significativa que considere um ensino que privilegie atitudes, construção do conhecimento e valorize o contexto social, é importante tratar dos recursos digitais, como computadores, vídeo, TV, celulares, tabletes, softwares e internet, no âmbito do ensino de Matemática. Entendemos que esses recursos, no ambiente escolar, “surgem como instrumentos para serem usados livremente e criativamente por professores e alunos, na realização das atividades mais diversas” (PONTE, SD, p.73). Dessa maneira, também podem estar inseridos nas dinâmicas de aulas no LEM.
O uso dos recursos digitais na aula pode vir a favorecer o ensino e o acesso às informações, sendo, então, instrumentos para realizações de pesquisas, publicação de documentos, realização de atividades de forma digital.
Ressaltamos que a inserção e a utilização dos recursos digitais nas aulas do LEM podem expandir a ideia de acompanhar um conteúdo ou de fazer planilhas para a tabulação de dados. Esses mecanismos também podem ser utilizados nas atividades para estender a reflexão, propor estratégias e soluções. Podem ser usados, especialmente, para pesquisar sobre temas e obter informações diversas diante das necessidades das atividades desenvolvidas.
No aspecto lúdico e de desenvolvimento de habilidades operatórias e de construção, também existem jogos e alguns programas que podem ser utilizados, associando a perspectiva de resolução de problemas, experimentação e investigação. Acredita-se que, ao utilizar computadores e suas ferramentas, o docente possibilitará que o estudante perceba que esse instrumento, tão arraigado socialmente, tem usos que vão além da utilização de redes sociais, permitindo outras interações.
Consideramos, então, que os recursos digitais se apresentam como ferramentas auxiliares para o ensino de Matemática e, para além disso, propõe uma aproximação com o universo digital utilizado atualmente em nossa sociedade, o que pode contribuir com a proposta do LEM.